30 de julho de 2011

Princípios do Pilates

Conheça os princípios do Pilates:


RESPIRAÇÃO

  Durante os exercícios a respiração deve ser profunda e dirigida lateralmente às costelas inferiores. As inspirações e a expirações completas aumentam a capacidade pulmonar, melhorando a oxigenação.  
  Para Joseph Pilates ao realizar a respiração de forma profunda, são expelidos dos pulmões o ar viciado e os gases nocivos e o corpo é preenchido por ar fresco que traz mais energia e vitaliza o organismo.
  A respiração adequada ajuda no controle dos movimentos durante os exercícios.

CONCENTRAÇÃO

  O método Pilates exige foco intenso.
 "Concentre-se no que vai fazer o tempo inteiro; e concentre-se em seu corpo inteiro." Joseph Pilates

  Concentração é o elemento-chave para conectar mente e corpo. A fim de trabalhar  o corpo, é necessário estar presente com a mente - é ela que comanda a ação física. 
  Além disso, a concentração é fundamental para que a respiração seja realizada corretamente.



ESTABILIZAÇÃO


  Todo o movimento deve iniciar no Powerhouse e fluir para as extremidades. O Powerhouse funcionará como a base sólida e estável, este é composto pelos músculos do assoalho pélvico, transverso do abdômen e multífidos. Com a ativação da musculatura do Power House cria-se um cilindro estabilizador da coluna que ajuda na descompressão e no alinhamento vertebral.

CONTROLE

  Contrologia foi como Joseph Pilates nomeou o seu método.

"Joseph Pilates construiu seu método com base na idéia do controle muscular. Isso significa ausência de movimentos descuidados ou casuais. Nenhum exercício no Pilates é feito simplesmente por fazer. Cada movimento tem uma função, o controle é sua essência." Brooke Siller

PRECISÃO

  Os movimentos do método são precisos porque cada exercício tem o seu propósito. A precisão na execução é importante para segurança  e proteção contra lesões, já que assim eliminamos as compensações indesejadas.  Os demais princípios são fundamentais para que se realize os exercícios com precisão.

FLUIDEZ

  "Não há movimentos estáticos e isolados, porque o corpo não funciona naturalmente dessa maneira." Brooke Siller
  Cada exercício pode ser ligado ao próximo sem intervalos através das transições o que torna a sessão mais fluída.

Caroline Cabezudo Medeiros
Fisioterapeuta

Fontes: 
- SILER, Brooke. O corpo Pilates: um guia para o fortalecimento, alongamento e tonificação sem o uso de máquinas. São Paulo: Summus, 2008.

11 de julho de 2011

O que é Auriculoterapia?

Auriculoterapia

A auriculoterapia é o diagnóstico e tratamento realizado no palvilhão auricular.
A orelha é um microssistema onde está projetado o corpo humano. É um receptor de sinais específicos vindos do corpo. 
Observe que a orelha parece um feto com a cabeça voltada para baixo.
    Sobre a orelha estão projetados o corpo humano e todos os seus órgãos e membros. Cada região do corpo corresponde a um ponto específico. Quando o órgão ou membro estiver desequilibrado a região correspondente na orelha manifestará sinais de que o órgão precisa de cuidados e atenção. Baseado nas queixas do indíviduo e nos sinais que a orelha apresentar na avaliação serão selecionados os pontos auriculares.
    Dentre as técnicas que podem ser empregadas no tratamento estão a auriculoterapia com semente dupla, auriculoterapia com agulha semi-permanente e auriculoterapia com agulha filiforme (agulha de acupuntura).
    No tratamento com sementes, as mesmas são aplicadas nas orelhas e o paciente vai para casa com elas. Permanecendo com as sementes por até 5 dias. Recebe a orientação de pressioná-las de 3 a 5 vezes por dia. O estímulo nas sementes através da pressão é fundamental para o tratamento.

Pontos auriculares e áreas correspondentes
Caroline Cabezudo Medeiros
Fisioterapeuta

1 de julho de 2011

O que é Pilates?

Joseph Pilates


"O método Pilates de condicionamento físico é um sistema único de exercícios de alongamento e fortalecimento desenvolvido há cerca de noventa anos por Joseph H. Pilates. Ele fortalece e tonifica os músculos, melhora a postura, dá flexibilidade e equilíbrio, une corpo e mente e resulta em um corpo mais delineado."  Brooke Siler

Joseph Pilates demonstrando o resultado do seu método.


 O método foca o controle neuromuscular, em vez da força muscular, usando exercícios precisos e controlados. A técnica enfatiza a importância do "power house" (centro de força muscular) do corpo, bem como a importância da respiração profunda e coordenada. De acordo com o método Pilates, o centro de força muscular inclui os músculos transverso do abdômen, diafragma, multífido lombar e a musculatura do assoalho pélvico. Cada exercício é repetido em torno de 10 vezes.

Joseph Pilates

Joseph Pilates
Benefícios e vantagens do Pilates:
  • Melhora integral da saúde;
  • Desenvolvimento muscular uniforme;
  • Melhora do alinhamento postural;
  • Melhora do equilíbrio;
  • Treino da respiração;
  • Descompressão e flexibilidade da coluna vertebral;
  • Mobilidade articular;
  • Circulação sanguínea ativa;
  • Aumento da coordenação neuromuscular;
  • Consciência corporal;
  • Equilíbrio entre corpo e mente.
Caroline Cabezudo Medeiros
Fisioterapeuta


Fonte:
-SILER, Brooke. O corpo Pilates: um guia para o fortalecimento, alongamento e tonificação sem o uso de máquinas. São Paulo: Summus, 2008.
-DUTTON, Mark. Fisioterapia Ortopédica - Exame, Avaliação e Intervenção. 1ª edição. Artmed, 2006.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...