Agora que o carnaval passou e que as férias escolares/acadêmicas estão terminando podemos dizer que "o ano começou".
Hora de voltar a rotina!
Mas o corpo pode levar alguns dias para retomar a rotina diária, de horários, trânsito, trabalho, estudos, etc. A mente pode ficar inquieta com as tarefas acumuladas no trabalho, com as contas de início de ano, etc. É preciso cuidado para não sofrer com o estresse e a ansiedade típicos do período.
Retomar a atividade física praticada antes das férias é fundamental, pois dessa maneira se atua de forma preventiva.
Exercício de Pilates no Cadillac |
Os benefícios do método Pilates vão além do preparo físico. As sessões de Pilates também podem aliviar o estresse e a ansiedade. Pois durante as aulas a atenção deve estar voltada para o corpo e todos os problemas pessoais devem ser esquecidos durante a sessão. A concentração - um dos princípios do Método Pilates - é indispensável para que os exercícios sejam realizados corretamente. As orientações verbais (os comandos) da instrutora de Pilates são importantes para deixar os alunos com a mente alerta, "com a cabeça mais presente". O controle da respiração também ajuda a aliviar o estresse.
Apresento abaixo um texto de Suely Tambalo que explica de forma mais detalhada como o Pilates auxilia no manejo do estresse.
De que forma o Pilates ajudaria a equilibrar o estresse?
por Suely Tambalo
"Primeiramente pela prática consciente e completa da respiração durante a execução de todos os exercícios. Segundo B.K.S. Iyengar, mestre indiano de Yoga, “controlar a respiração e observar seus ritmos aquieta a consciência. Ao controlar a respiração você está controlando a consciência, e, ao controlar a consciência, você dá ritmo a respiração”.
Já se comprovou que a respiração lenta e profunda reduz significativamente os níveis de cortisol no sangue ao longo do tempo. A hipersecreção contínua de cortisol, responsável pela reação de estresse generalizada, é a responsável pelos estados negativos como depressão, por exemplo, e, em contrapartida, baixos níveis de cortisol estão relacionados a sensação de bem-estar.
Por esse motivo, terminamos uma aula de Pilates sentindo o corpo trabalhado, energizado e com uma grande sensação de bem-estar.
Outro componente para a redução do stress é aprender a mover-se sem tensão, usando apenas os músculos necessários para a realização de um determinado movimento. O relaxamento consciente e seletivo proporciona maior economia de movimentos, facilita a fluidez, o controle e a precisão de movimentos.
A concentração garante a execução de movimentos conscientes e corretos. Ao concentrar-se em si mesmo, no próprio corpo, elimina-se a tendência de vaguear a mente por assuntos diversos que não nos ocupam aqui e agora.
A melhor notícia é que exercitar-se desta forma traz benefícios não apenas durante e logo após o término da aula de Pilates. Esse aprendizado de si mesmo é levado para todas as situações cotidianas nos ajudando a reconhecer os estados físicos e mentais e consequentemente nos proporcionando a oportunidade de agir de forma mais eficiente e consciente em todos os planos da vida.
Aquietar a mente, desenvolver equilibradamente o corpo reconhecendo o seu limite integra nosso ser e nos aproxima de nossa alma. Era isso que Joseph Pilates almejava com seu método: a saúde integral.
Está aí a nossa disposição, experimente!"
Espero ter contribuído com mais essa dica!
Caroline C. Medeiros
Fisioterapeuta
Fonte:
Hi, I do believe this is a great website. I stumbledupon it
ResponderExcluir;) I will return once again since i have book
marked it. Money and freedom is the greatest way to change, may you be rich and continue
to help others.
Feel free to visit my blog post; A Depuralina e a celulite