30 de julho de 2011

Princípios do Pilates

Conheça os princípios do Pilates:


RESPIRAÇÃO

  Durante os exercícios a respiração deve ser profunda e dirigida lateralmente às costelas inferiores. As inspirações e a expirações completas aumentam a capacidade pulmonar, melhorando a oxigenação.  
  Para Joseph Pilates ao realizar a respiração de forma profunda, são expelidos dos pulmões o ar viciado e os gases nocivos e o corpo é preenchido por ar fresco que traz mais energia e vitaliza o organismo.
  A respiração adequada ajuda no controle dos movimentos durante os exercícios.

CONCENTRAÇÃO

  O método Pilates exige foco intenso.
 "Concentre-se no que vai fazer o tempo inteiro; e concentre-se em seu corpo inteiro." Joseph Pilates

  Concentração é o elemento-chave para conectar mente e corpo. A fim de trabalhar  o corpo, é necessário estar presente com a mente - é ela que comanda a ação física. 
  Além disso, a concentração é fundamental para que a respiração seja realizada corretamente.



ESTABILIZAÇÃO


  Todo o movimento deve iniciar no Powerhouse e fluir para as extremidades. O Powerhouse funcionará como a base sólida e estável, este é composto pelos músculos do assoalho pélvico, transverso do abdômen e multífidos. Com a ativação da musculatura do Power House cria-se um cilindro estabilizador da coluna que ajuda na descompressão e no alinhamento vertebral.

CONTROLE

  Contrologia foi como Joseph Pilates nomeou o seu método.

"Joseph Pilates construiu seu método com base na idéia do controle muscular. Isso significa ausência de movimentos descuidados ou casuais. Nenhum exercício no Pilates é feito simplesmente por fazer. Cada movimento tem uma função, o controle é sua essência." Brooke Siller

PRECISÃO

  Os movimentos do método são precisos porque cada exercício tem o seu propósito. A precisão na execução é importante para segurança  e proteção contra lesões, já que assim eliminamos as compensações indesejadas.  Os demais princípios são fundamentais para que se realize os exercícios com precisão.

FLUIDEZ

  "Não há movimentos estáticos e isolados, porque o corpo não funciona naturalmente dessa maneira." Brooke Siller
  Cada exercício pode ser ligado ao próximo sem intervalos através das transições o que torna a sessão mais fluída.

Caroline Cabezudo Medeiros
Fisioterapeuta

Fontes: 
- SILER, Brooke. O corpo Pilates: um guia para o fortalecimento, alongamento e tonificação sem o uso de máquinas. São Paulo: Summus, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...