15 de março de 2013

Isquios? Escápulas? Sacro?

   Algumas pessoas, logo que começam a praticar Pilates, sentem dificuldade com alguns comandos dados pela fisioterapeuta. Acham bem estranho ter que saber onde são os isquios, o sacro, as escápulas... E se falar do períneo então... aí fica mais complicado ainda.

 Hoje eu vim justificar essa necessidade de dar nomes as partes do corpo. E para isso fui buscar inspiração num dos textos da Silvia Gomes e do qual cito um trecho.
   
"Quem já não perguntou a um bebê: aonde está seu narizinho, e a boquinha, e a orelhinha.... Este é o início do processo de conscientização corporal. Quando um aluno opta por participar de aulas de Pilates ele dará continuidade a este processo."  Silvia Gomes

 Quando se inicia um exercício físico ou esporte novo como o ballet, judô, surf, yoga... o praticante aprende novos posicionamentos corporais e novas palavras entram no seu vocabulário. No Pilates o praticante, ao aderir ao Método, acaba por "conhecer" e nomear diversas partes do seu corpo que antes eram ignoradas por ele.    

  É preciso saber alguns nomes anatômicos, porque durante os comandos para realização dos exercícios de Pilates, algumas referências às estruturas anatômicas do corpo são utilizadas, pela instrutora. No entanto, algumas pessoas nunca prestaram atenção nestas estruturas.  Não é  a toa que dizemos que o Método Pilates trabalha o corpo e a mente, já que é fundamental que o aluno esteja concentrado e atento aos comandos verbais dados pela instrutora. Os comandos são específicos já que os exercícios exigem precisão e controle do movimento. Uma sessão de Pilates realizada através de comandos verbais - ao invés de demostrações feitas pela instrutora e "imitadas" pelo aluno - trabalha muito mais a consciência corporal e a concentração.


“Sempre mantenha sua mente 
concentrada no objetivo do exercício 
que você  está executando” 
Joseph Pilates


 Durante as sessões de Pilates aprende-se, por exemplo, a:
- "sentar-se sobre os isquios";
- "deslizar as escápulas";
- "contrair o períneo";
- "posicionar-se com a coluna em posição neutra".

 Sessão após sessão a consciência corporal vai sendo adquirida e o controle motor sendo refinado. O mais importante é realizar os exercícios com controle e precisão de movimento, evitando assim  as compensações. Dessa forma ativa-se a musculatura correta para estabilizar o tronco e é possível realizar os exercícios com segurança.


“Não interessa o que você faz e, sim, como você faz”
Joseph Pilates

   Assista a este pequeno vídeo no qual Silvia Gomes apresenta alguns princípios do método Pilates e os relaciona com as estruturas anatômicas do corpo humano.
   

Seguem abaixo algumas estruturas anatômicas que você irá "encontrar" no seu corpo praticando Pilates.


Sacro
Períneo - músculos do assoalho pélvico

Escápulas

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...