23 de março de 2013

Acupuntura: funcionamento e indicações



23 de março - Dia do Acupunturista!

Vamos falar de Acupuntura:

Definição de Acupuntura:


Acupuntura é a estimulação de pontos específicos do corpo, localizados na superfície da pele. Esta estimulação tem a capacidade de alterar diferentes condições fisiológicas e bioquímicas a fim de se obter o efeito desejado.



Como funciona a Acupuntura?

Breve explicação ocidental:

Os pontos de Acupuntura são áreas de sensibilidade, nas quais são introduzidas agulhas a fim de estimular vários receptores sensoriais que, por sua vez, estimulam os nervos que transmitem impulsos para o hipotálamo e a hipófise na base do cérebro.

Estudos mostram que o estímulo pela acupuntura pode acionar o hipotálamo e as glândulas pituitárias, responsáveis pela liberação de endorfinas e neurotransmissores, resultando num amplo espectro de efeitos sistêmicos, aumentando a taxa de secreção de neurotransmissores e neuro-hormônios, melhorando o fluxo sanguíneo e estimulando a função imunológica.

Estima-se que as endorfinas são 200 vezes mais potentes do que a morfina. As endorfinas também desempenham um papel importante no funcionamento do sistema hormonal. É por isso que a Acupuntura é indicada e extremamente eficiente para as dores nas costas, artrites, infertilidade, etc.

As substâncias liberadas nas sessões de Acupuntura não só causam relaxamento em todo o corpo, como também regulam a serotonina no cérebro. É por isso que a depressão é muitas vezes tratada com Acupuntura.

Alguns exemplos de efeitos fisiológicos observados ao longo de tratamento contínuo são a redução de inflamações, o alívio da dor, bem como de espasmos musculares, além do aumento da contagem de células T, que estimulam o sistema imunológico.

Breve explicação oriental:

A explicação oriental de como funciona a Acupuntura é a seguinte: a energia vital, denominada energia Qi, flui através de canais no corpo. Esta energia pode ser influenciada e equilibrada pela estimulação de pontos específicos do corpo.

Estes pontos estão localizados ao longo dos canais de energia conhecidos como meridianos, que ligam nossos órgãos principais. Segundo a teoria da Medicina Chinesa, a doença surge quando o fluxo cíclico de Qi nos meridianos se torna desequilibrado ou é bloqueado.


A Acupuntura trata o paciente de forma global, equilibra seu fluxo de energia no corpo, seda o que está em excesso e tonifica o que está em deficiência. Corpo e mente harmonizados fazem um indivíduo saudável, e é assim que a Acupuntura trata os diversos males sofridos por aqueles que procuram essa terapia.

Por ser um tratamento de natureza essencialmente preventiva, a Acupuntura aumenta determinantemente a resistência do organismo, fortalecendo a sua capacidade intrínseca de se defender das doenças. As observações clínicas e os experimentos científicos confirmam que esse tratamento regula e melhora as funções imunológicas, fortalecendo seu poder de se defender contra qualquer doença. Essa sua particularidade de prevenir doenças a torna de grande valia para a saúde em geral, por diminuir muito o número de doentes e, conseqüentemente os gastos individuais e públicos com a saúde, nos países onde o método já é praticado. 

Algumas indicações da Acupuntura:

Segue uma lista de doenças e desordens cuja eficácia da Acupuntura está comprovada cientificamente segundo a Organização Mundial de Saúde:


Doenças do Trato Respiratório: Sinusite aguda; Rinite aguda; resfriado comum; Afecções bronco-pulmonares; Bronquite aguda; Asma brônquica. 


Distúrbios da cavidade bucal: Odontalgias; Dor pós-extração dental;  Faringites agudas e crônicas. 

Distúrbios Gastrintestinais: Espasmos de esôfaco e cárdia; Soluços; Gastrite aguda e crônica; Hiperacidez gástrica; Disenteria bacteriana aguda; Constipação; Diarréia. 

Distúrbios Ortopédicos e Neurológicos e Clínica de Dor: Cefaléias; Enxaqueca; Neuralgia do trigêmeo; Paralisia facial; Paralisia Pós-AVC; Neuropatia periférica; Disfunção neurogênica da Bexiga Urinária; Enurese noturna; Neuralgia intercostal; Periartrite escápulo umeral; Epicondilite lateral (cotovelo de tenista); Dores Ciáticas; Lombalgias; Artrite Reumatóide; Lúpus Eritematoso Sistêmico; Fibromialgia; Artrose; Distensões Musculares. 

Psiquiatria: Distúrbios leves e moderados de Depressão, Angústia, Ansiedade e Insônia. 

Clínicas Diversas: Labirintite; Prisão de Ventre; Hemorróidas. 

Ginecologia: Distúrbios Menstruais; Infertilidade; TPM; Sintomas da menopausa.

Estética: Marcas de expressão; Rugas; Flacidez; Bolsas Sub-Oculares; Suavização de Estrias e Celulites; Enrijecer seios e glúteos. 

Outros Benefícios: 
Aumento da vitalidade e energia. 
Redução do estresse e maior relaxamento. 
Rejuvenescimento da pele. 
Controle do peso. 
Livrar-se do fumo, álcool e drogas. 
Aumento das funções físicas e atléticas. 
Controle de dor. 
Estabilização do sistema imunológico. 


O tratamento através da acupuntura é baseado no diagnóstico sindrômico que o acupunturista realiza após a avaliação.


Fontes:

POSTAGEM RELACIONADA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...