6 de dezembro de 2011

Plataforma Vibro-oscilatória


   A Plataforma Vibro-oscilatória é uma versão aprimorada da Plataforma Vibratória que além da vibração associa a oscilação, potencializando ainda mais os benefícios.

HISTÓRIA:

   A Plataforma Vibratória surgiu na extinta União Soviética, da necessidade de se evitar a perda da massa muscular e da massa óssea dos astronautas. Posteriormente esse sistema de tecnologia foi adaptado e está disponível para o público em geral.


COMO FUNCIONA:
    
   A Plataforma produz vibração e oscilação numa velocidade de até 60 vezes por segundo. Estes estímulos provocam aceleração que torna maior o esforço para que se consiga manter o corpo em equilíbrio. Também ocorre, através de ação reflexa, um recrutamento de fibras musculares maior do que o que ocorre no treinamento convencional.
   Não basta ficar em pé na Plataforma, o treinamento na Plataforma Vibro-oscilatória consiste na realização de exercícios em diferentes posturas: em pé, sentado ou até deitado. Por isso é necessário que um profissional acompanhe a sessão, para que o praticante não cometa erros durante a execução dos exercícios. Todos os grupos musculares do corpo podem ser trabalhados.

IMPORTANTE:

   Antes de iniciar o programa na plataforma vibro-oscilatória, o indivíduo deve ser previamente avaliado por um fisioterapeuta ou educador físico, para ver se o treinamento na plataforma está indicado, já que existem algumas contra-indicações ao seu uso. Além disso, a avaliação é importante para que o programa elaborado seja adequado as necessidades e objetivos do indivíduo.

BENEFÍCIOS DA PLATAFORMA VIBRATÓRIA:

             Menor duração do tempo da sessão de treino (30 minutos);
·         Aumento da força muscular;
·         Reduz a gordura corporal, pelo aumento da massa magra;
·         Aumenta a flexibilidade e o alongamento muscular;
·         Aumenta a densidade mineral óssea e previne a osteoporose;
·         Melhora a coordenação motora e a propriocepção;
·         Melhora o equilíbrio;
·         Proporciona massagem e relaxamento;
·         Melhora a circulação sanguínea e previne varizes;
·         Realiza drenagem linfática;
·         Reduz a celulite;
·         Aumenta a produção de colágeno;
·         Estimula o intestino;
·         Reduz o estresse;
·         Reduz contraturas musculares;


Fonte: Material de apoio do Curso teórico e prático de Plataforma Vibro-oscilatória da Escola Brasileira de Pilates.
    
Caroline Cabezudo Medeiros
Fisioterapeuta

28 de novembro de 2011

Pilates em 12 perguntas

   Indico a leitura da matéria publicada na revista Época. Nela são respondidas dúvidas comuns sobre o Pilates e apresentados depoimentos de praticantes. Também vale a pena conferir os vídeos que aparecem no final.



Pilates em 12 perguntas: Mitos e verdades sobre a prática que tem se espalhado pelas academias do país.

Fonte: Revista Época

A atriz Regiane Alves num estúdio de pilates, no Rio. Ela diz que seu corpo ficou mais definido e que a prática melhorou sua postura. Fonte: Revista Época

POSTAGEM RELACIONADA:

Caroline Cabezudo Medeiros
Fisioterapeuta

6 de novembro de 2011

Estabilização Segmentar da Coluna Vertebral X Lombalgia

Stabilizer - aparelho utilizado no tratamento
Lombalgia
  Uma das técnicas que utilizo no tratamento da lombalgia (dor na coluna lombar) é a Estabilização Segmentar da Coluna Vertebral.  A lombalgia pode ter como causas processos degenerativos, inflamatórios e alterações congênitas e mecânico-posturais. No caso das alterações mecânico-posturais, que são uma das causas mais comuns, ocorre um desequilíbrio na capacidade de executar o esforço necessário que as atividades diárias exigem.
   Este tratamento visa a ativação da musculatura profunda do tronco. Já que estudos comprovaram que indivíduos com dor lombar apresentam ativação retardada desses músculos. O objetivo é estabilizar a coluna lombar, protegendo sua estrutura do desgaste excessivo através da musculatura local.  O grupo muscular local é composto pelo multífido lombar, transverso abdominal, diafragma, fibras posteriores do oblíquo interno e quadrado lombar, estes músculos são responsáveis por fornecer estabilidade segmentar e controlar os segmentos lombares.
     Estudos mostraram, por meio de ultra-som, que ocorre uma rápida atrofia do músculo multífido lombar após um primeiro episódio de dor lombar unilateral. A recuperação deste músculo não ocorre espontaneamente após a redução da dor. Esta atrofia do multífido compromete a estabilidade da coluna lombar e pode ser uma das causas para a alta taxa de recidivas da dor lombar. Outro estudo demonstrou que os exercícios específicos de Estabilização Segmentar Lombar podem aumentar o volume muscular em portadores de dor lombar, diminuindo a atrofia e reduzindo as chances de novos episódios de lombalgia. Observe abaixo as imagens que ilustram os músculos profundos da coluna vertebral e do abdômen.
Músculos da camada profunda da coluna vertebral
Músculos do abdômen e em destaque o transverso abdominal



Exercício de Estabilização Segmentar Lombar com o Stabilizer

Em virtude das diferenças funcionais entre os músculos locais e globais, os exercícios devem ser feitos de formas diferentes quando se objetiva o tratamento das disfunções e das dores. Há pacientes em que os músculos globais mais ativos predominam nos exercícios gerais. É difícil detectar se a ativação dos músculos locais ocorre durante esses exercícios. Por isso, são propostos exercícios específicos que isolam os músculos locais dos globais. A Estabilização Segmentar Lombar não coloca a estrutura lesada em risco, principalmente no início da reabilitação, reduzindo a carga externa e mantendo a coluna em posição neutra. Os exercícios são sutis, específicos e precisos, reduzindo a chance de dor ou reflexo de inibição.  A progressão pode ser realizada em inúmeros estágios. As séries podem ser progredidas de cargas baixas com peso mínimo até posições mais funcionais com aumento gradual de carga.
Stabilizer auxiliando na execução do exercício

Os exercícios são executados com o Stabilizer, um aparelho australiano que registra as alterações de pressão provocadas por variações na posição da coluna. Indicando assim se o paciente está conseguindo manter sua coluna em posição neutra. O aparelho também pode ser utilizado na avaliação, para indicar a capacidade de ativação da musculatura profunda.
A Estabilização Segmentar da Coluna Vertebral trata-se de uma técnica comprovadamente eficaz para o tratamento da dor lombar de diversas origens e que reduz as chances de recidivas.


Caroline Cabezudo Medeiros
Fisioterapeuta

Fonte: 
      Pereira, Natália Toledo; Ferreira, Luiz Alfredo Braun; Pereira, Wagner Menna. Efetividade de exercícios de estabilização segmentar sobre a dor lombar crônica mecânico-postural. Fisioter Mov. 2010 out/dez;23(4):605-14.

      França, Fábio Jorge Renovato; Burke, Thomaz Nogueira; Claret, Daniel Cristiano; Marques, Amélia Pasqual. Estabilização segmentar da coluna lombar nas lombalgias: uma revisão bibliográfica e um programa de exercícios. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.15, n.2, p.200-6, abr./jun. 2008.

17 de outubro de 2011

Atividade física orientada

Convidei o educador físico Thiago Pandolfo para realizar uma matéria sobre atividade física orientada. Considero o acompanhamento de um profissional especializado importantíssimo, já que os exercícios realizados de maneira incorreta podem acarretar em lesões. 

Fisioterapeuta Caroline Medeiros


Agradecendo ao convite da fisioterapeuta Caroline Medeiros, venho por meio deste convidá-los a praticar exercícios físicos, de preferência com o acompanhamento de um profissional.

Por que buscar o acompanhamento de um profissional?

Porque é ele quem vai lhe avaliar, prescrever, orientar, corrigir os movimentos e reavaliar, adequando da melhor forma possível o seu treinamento. Otimizando o tempo, melhorando a postura corporal perante o exercício, além é claro da ajuda motivacional, ou seja, psicológica que uma pessoa capacitada dará para seu treino fluir com organização e conceitos, promovendo um equilíbrio no seu treinamento. Você poderá colher os frutos mais rapidamente e conquistar seus objetivos, sejam eles para fins de estética, prevenção, reabilitação, desempenho físico, entre outros. O “personal”, que é como nos referimos ao profissional que irá lhe acompanhar em seu treino, está sempre próximo de você, aquele algo a mais, aquela “ajudinha” faz a diferença no seu objetivo, além é claro de todos outros benefícios já descritos acima.
 O profissional habilitado para essa proposta é um profissional formado em educação física, ele poderá ir ate sua casa, academia, parques, ruas entre outros lugares propícios para a prática de atividade física, promovendo a saúde e dando segurança à sua prática. Um treino supervisionado é um treino seguro, você ganha em desempenho, em estímulo, aderindo a essa proposta você entra em um planejamento que foca exclusivamente o seu objetivo. Com uma periodização de treinamento os resultados se tornam mais eficientes. Os estímulos de intensidade e volume que seu corpo precisa, serão aplicados de uma forma variada, seguindo um ciclo de treinamento, promovendo adaptações necessárias ao desenvolvimento do seu treino. Exercícios antes difíceis ou quase impossíveis se tornam mais práticos e acessíveis, pois o profissional ao seu lado irá adaptar qualquer exercício mais complicado para uma dinâmica mais próxima do seu alcance, sempre respeitando seu limite e condição física.


Por fim, a prática regular de atividade física lhe trará inúmeros benefícios fisiológicos. Ressalto a seguir alguns deles: o controle de peso; aumentando o HDL (colesterol bom) e diminuindo o LDL (colesterol ruim); diminuindo a glicose no sangue; aumentando a circulação sanguínea, ou seja, um retorno venoso com mais eficiência; diminuindo também a propensão de varizes nas pernas; prevenindo osteoporose; ganhando força, potência e resistência muscular; e até mesmo elevando a auto-estima.

Desde já, lhe convido a movimentar-se, e sempre pedir um acompanhamento profissional, pois se você valoriza seu corpo e o quer bem, é sempre bom ter a ajuda de um profissional ao seu lado, para manter o equilíbrio no treinamento e conquistar seus objetivos.


Um abraço a todos, e vamos nos mexer!


  Professor Thiago Pandolfo
CREF: 014094-G/RS
      
Contatos: (51) 9681-4914
 personalthiagopandolfo@gmail.com
www.personalthiagopandolfo.blogspot.com

13 de outubro de 2011

Dia do Fisioterapeuta

Dia 13 de outubro:
Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

   Em 13 de outubro de 1969 foi promulgado o Decreto-Lei 938 que regulamenta as profissões de fisioterapeuta e de terapeuta ocupacional no Brasil.


      Deixo os parabéns a todos os colegas de profissão e em especial para aqueles que assim como eu são apaixonados pela profissão e que não desistiram de trabalhar com dignidade.



Juramento do Fisioterapeuta

“Prometo dedicar-me à profissão de Fisioterapeuta utilizando todo conhecimento científico e recursos técnicos por mim adquiridos durante o medir de esforços, assegurando aos pacientes sob meus cuidados o bem-estar físico, psíquico e social. 

Juro honrar o nome da Fisioterapia com amor, respeito e dignidade, empregando todos os meios para fazê-la conhecida e valorizada.”


Caroline Cabezudo Medeiros
Fisioterapeuta

9 de outubro de 2011

História do Pilates

Já que alguns praticantes têm me perguntado sobre a história do Pilates resolvi escrever aqui no blog.

Joseph Pilates
    Joseph Humbertus Pilates, criador do Método Pilates, nasceu na Alemanha em 1883, alguns citam que ele nasceu em 1880.
  Na infância sofreu de asma, bronquite, raquitismo e febre reumática. Buscou melhorar sua condição física praticando mergulho, esqui, ginástica e boxe.
    Joseph Pilates era autodidata e se dedicou ao estudo da fisiologia, anatomia e da medicina tradicional chinesa. Teve ampla influência, desde os princípios da yoga, das artes marciais até o estudo dos movimentos dos animais.(1) Quando era adolescente, limpava o jardim de um vizinho, que possuía uma importante biblioteca, em troca de poder desfrutar da mesma. Desde cedo já era um apaixonado pela civilização grega, que estudou e lhe serviu de inspiração para sua futura metodologia. Em seus momentos livres passava horas observando o movimento dos animais no bosque próximo à sua casa. (2)
    Tornou-se boxeador profissional, aos 32 anos, e mudou-se para a Inglaterra. Trabalhou como instrutor de defesa pessoal da polícia civil inglesa e artista de circo. (1)
Joseph Pilates
      Foi considerado inimigo estrangeiro e assim atuou como enfermeiro durante a Primeira Guerra Mundial, no campo de concentração de Lancaster - Inglaterra - ajudando na recuperação dos feridos de guerra e treinando outros internos com os exercícios que criou. Utilizava as molas das camas hospitalares para iniciar a tonificação dos músculos dos pacientes, mesmo antes de poderem se levantar, criando os aparelhos de Pilates. As experiências com os enfermos, feridos e mutilados e as amplas influências de outras técnicas tornaram-se a base do seu método. Seu trabalho foi reconhecido quando, em 1918, ocorreu uma epidemia do vírus Influenza, dizimando milhares de ingleses, embora nenhum dos internos sob seu treinamento tenha sido afetado. Notou-se, nesta oportunidade, que os mesmos tiveram a saúde beneficiada graças aos treinos e exercícios a que foram submetidos.(1)
      Depois da guerra, regressou à Alemanha, onde seus treinamentos chamaram a atenção no mundo da dança. conheceu, entre outros, Rudolf Von Laban. Pilates também ensinou seu sistema de ginástica ao novo exército alemão. Recorreram a ele atletas, entre eles o campeão de boxe dos pesos pesados, Max Schmeling. Em 1926, Pilates decidiu acompanhar Schmeling à Nova York, já que este aspirava o título de campeão mundial, com a promessa do representante do boxeador de lhe financiar uma academia naquela cidade. Na viagem de navio, de Londres para Nova York, Pilates conheceu Clara, que mais tarde seria sua esposa. (2)
Primeiro Estúdio de Pilates
         Em 1926, abriu sua academia na Oitava Avenida de Nova York, e rapidamente atraiu pessoas famosas e influentes da cidade, como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham e George Balanchine, entre outros famosos bailarinos da época. (2)
      Joseph Pilates escreveu dois livros com a colaboração de seu amigo William John Miller, o primeiro em 1934, Your Health, que é um compêndio da sua filosofia, e outro em 1945, Return to Life Through Contrology, que se concentra nos exercícios no colchonete. (2) 
          Segundo Panelli, estudantes de Pilates começaram a abrir seus próprios estúdios, isoladamente, nos anos 60. Alguns se mantiveram fiéis aos seus ensinamentos, como Romana Kryzanowska, enquanto outros, conhecidos como a primeira geração de discípulos, combinaram os princípios que receberam do mestre com seus próprios conhecimentos, entre eles: Carrolla Trier, Ron Fletcher, Kathy Stanford-Grant, Eve Gentry e Bruce King. (1)
      Segundo Aparicio, quando Joseph Pilates faleceu, em 1967, tinha 87 anos. Não deixou testamento que designasse um sucessor para continuar o seu método. Clara e Romana continuaram o seu trabalho na academia original de Nova York. Devido à idade avançada de Clara, esta pediu a Romana Kryzanowska que assumisse a direção da academia. Ela aceitou e dirigiu a mítica academia até a morte de Clara, em 1977, e junto com sua filha Sari, prossegue até nossos dias o seu trabalho de conservação e difusão do método de J. H. Pilates e Clara. (2)
Joseph e Clara
Caroline Cabezudo Medeiros
Fisioterapeuta

Fonte:
1 - PANELLI, Cecília. Método Pilates de condicionamento do corpo: um programa para toda a vida / Cecília Panelli e Ademir De Marco. 2ª ed. São Paulo: Phorte, 2009.
2 - APARICIO, Esperanza. O autêntico método Pilates: a arte do controle / Esperanza Aparicio e Javier Pérez; tradução Magda Lopes. - São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2005.

5 de outubro de 2011

A força do pilates

Clique aqui e confira a matéria publicada na revista ISTOÉ.


Fonte: Revista Istoé
Fonte: Revista Istoé


“A força do Pilates” não está apenas em seu aumento de praticantes, mas sim na comprovação da melhora efetiva da qualidade de saúde das pessoas."
Fisioterapeuta Luciane Betinelli Fonte: Crefito5


Caroline Cabezudo Medeiros
Fisioterapeuta

8 de agosto de 2011

Postura ao usar o notebook em casa

Cervicalgia
   Quem faz uso de notebook ou netbook com frequência, provavelmente já sentiu dor na coluna cervical, assim como nos punhos, cotovelos e na cabeça.  


 Atualmente os notebooks e netbooks se tornaram indispensáveis para muitas pessoas devido a sua praticidade.   No entanto, o recomendado é que sejam utilizados apenas em viagens e situações de emergência. Como esta não é a realidade da maioria dos proprietários é importante ficar atento a postura durante o uso destes.
  
  O vídeo abaixo ilustra alguns cuidados importantes que podem ser tomados para prevenir as indesejáveis dores na coluna.


   
   Também é importante não esquecer de realizar alguns intervalos para alongar-se. E é interessante alternar tarefas para poder se movimentar com mais frequência durante o período de uso do notebook.

    Para saber mais sobre o assunto não deixe de ler a matéria publicada na Folha de São Paulo. http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/894651-doenca-do-laptop-da-dores-nos-punhos-cotovelos-e-costas.shtml

Caroline Cabezudo Medeiros
Fisioterapeuta

30 de julho de 2011

Princípios do Pilates

Conheça os princípios do Pilates:


RESPIRAÇÃO

  Durante os exercícios a respiração deve ser profunda e dirigida lateralmente às costelas inferiores. As inspirações e a expirações completas aumentam a capacidade pulmonar, melhorando a oxigenação.  
  Para Joseph Pilates ao realizar a respiração de forma profunda, são expelidos dos pulmões o ar viciado e os gases nocivos e o corpo é preenchido por ar fresco que traz mais energia e vitaliza o organismo.
  A respiração adequada ajuda no controle dos movimentos durante os exercícios.

CONCENTRAÇÃO

  O método Pilates exige foco intenso.
 "Concentre-se no que vai fazer o tempo inteiro; e concentre-se em seu corpo inteiro." Joseph Pilates

  Concentração é o elemento-chave para conectar mente e corpo. A fim de trabalhar  o corpo, é necessário estar presente com a mente - é ela que comanda a ação física. 
  Além disso, a concentração é fundamental para que a respiração seja realizada corretamente.



ESTABILIZAÇÃO


  Todo o movimento deve iniciar no Powerhouse e fluir para as extremidades. O Powerhouse funcionará como a base sólida e estável, este é composto pelos músculos do assoalho pélvico, transverso do abdômen e multífidos. Com a ativação da musculatura do Power House cria-se um cilindro estabilizador da coluna que ajuda na descompressão e no alinhamento vertebral.

CONTROLE

  Contrologia foi como Joseph Pilates nomeou o seu método.

"Joseph Pilates construiu seu método com base na idéia do controle muscular. Isso significa ausência de movimentos descuidados ou casuais. Nenhum exercício no Pilates é feito simplesmente por fazer. Cada movimento tem uma função, o controle é sua essência." Brooke Siller

PRECISÃO

  Os movimentos do método são precisos porque cada exercício tem o seu propósito. A precisão na execução é importante para segurança  e proteção contra lesões, já que assim eliminamos as compensações indesejadas.  Os demais princípios são fundamentais para que se realize os exercícios com precisão.

FLUIDEZ

  "Não há movimentos estáticos e isolados, porque o corpo não funciona naturalmente dessa maneira." Brooke Siller
  Cada exercício pode ser ligado ao próximo sem intervalos através das transições o que torna a sessão mais fluída.

Caroline Cabezudo Medeiros
Fisioterapeuta

Fontes: 
- SILER, Brooke. O corpo Pilates: um guia para o fortalecimento, alongamento e tonificação sem o uso de máquinas. São Paulo: Summus, 2008.

11 de julho de 2011

O que é Auriculoterapia?

Auriculoterapia

A auriculoterapia é o diagnóstico e tratamento realizado no palvilhão auricular.
A orelha é um microssistema onde está projetado o corpo humano. É um receptor de sinais específicos vindos do corpo. 
Observe que a orelha parece um feto com a cabeça voltada para baixo.
    Sobre a orelha estão projetados o corpo humano e todos os seus órgãos e membros. Cada região do corpo corresponde a um ponto específico. Quando o órgão ou membro estiver desequilibrado a região correspondente na orelha manifestará sinais de que o órgão precisa de cuidados e atenção. Baseado nas queixas do indíviduo e nos sinais que a orelha apresentar na avaliação serão selecionados os pontos auriculares.
    Dentre as técnicas que podem ser empregadas no tratamento estão a auriculoterapia com semente dupla, auriculoterapia com agulha semi-permanente e auriculoterapia com agulha filiforme (agulha de acupuntura).
    No tratamento com sementes, as mesmas são aplicadas nas orelhas e o paciente vai para casa com elas. Permanecendo com as sementes por até 5 dias. Recebe a orientação de pressioná-las de 3 a 5 vezes por dia. O estímulo nas sementes através da pressão é fundamental para o tratamento.

Pontos auriculares e áreas correspondentes
Caroline Cabezudo Medeiros
Fisioterapeuta

1 de julho de 2011

O que é Pilates?

Joseph Pilates


"O método Pilates de condicionamento físico é um sistema único de exercícios de alongamento e fortalecimento desenvolvido há cerca de noventa anos por Joseph H. Pilates. Ele fortalece e tonifica os músculos, melhora a postura, dá flexibilidade e equilíbrio, une corpo e mente e resulta em um corpo mais delineado."  Brooke Siler

Joseph Pilates demonstrando o resultado do seu método.


 O método foca o controle neuromuscular, em vez da força muscular, usando exercícios precisos e controlados. A técnica enfatiza a importância do "power house" (centro de força muscular) do corpo, bem como a importância da respiração profunda e coordenada. De acordo com o método Pilates, o centro de força muscular inclui os músculos transverso do abdômen, diafragma, multífido lombar e a musculatura do assoalho pélvico. Cada exercício é repetido em torno de 10 vezes.

Joseph Pilates

Joseph Pilates
Benefícios e vantagens do Pilates:
  • Melhora integral da saúde;
  • Desenvolvimento muscular uniforme;
  • Melhora do alinhamento postural;
  • Melhora do equilíbrio;
  • Treino da respiração;
  • Descompressão e flexibilidade da coluna vertebral;
  • Mobilidade articular;
  • Circulação sanguínea ativa;
  • Aumento da coordenação neuromuscular;
  • Consciência corporal;
  • Equilíbrio entre corpo e mente.
Caroline Cabezudo Medeiros
Fisioterapeuta


Fonte:
-SILER, Brooke. O corpo Pilates: um guia para o fortalecimento, alongamento e tonificação sem o uso de máquinas. São Paulo: Summus, 2008.
-DUTTON, Mark. Fisioterapia Ortopédica - Exame, Avaliação e Intervenção. 1ª edição. Artmed, 2006.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...